Profissão Turismólogo

O Turismólogo

Bacharel em Turismo, o Turismólogo, refere-se ao título acadêmico do profissional egresso do Curso Superior de Turismo que foi implantado no Brasil em 1970, sendo sua formação na área das Ciências Humanas.

Através da sua formação acadêmica adquire a capacidade de análise crítica e de reflexão, tornando-se um agente de transformação dentro da Cadeia Produtiva do Turismo.

Com o desenvolvimento do Turismo e do comportamento contemporâneo globalizado, os consumidores tornaram-se mais exigentes com  relação à prestação de serviços na atividade turística e a mão-de-obra especializada passou a ser um componente fundamental do fator qualidade, sendo o Bacharel em Turismo um importante componente desta oferta.

 

image

 

Código de Ética do Turismólogo

O exercício profissional do Turismólogo deve ser orientado pelas premissas e princípios inerentes ao modelo de Turismo sustentável. Em sua atuação, o aproveitamento racional dos recursos naturais e culturais nos processos de planejamento, além do discernimento na elaboração e formatação de produtos turísticos, devem ser considerados.

Área de Atuação do Turismólogo

O Turismólogo poderá atuar como profissional liberal em meios de hospedagem, empresas de alimentos, bebidas e gastronomia em geral, empresas prestadoras de serviços de agenciamento de turismo, transportes aéreos e de superfície, promotoras de eventos, recreação e lazer, órgãos públicos do setor, organismos de representações diplomáticas, empresas de assessoria e consultoria de Turismo, organizações de informação, documentação, estudos e pesquisa de Turismo, parques ecológicos e áreas de preservação ambiental, ONG’S, museus e toda e qualquer entidade ligada ao setor de Turismo.

Juramento do Turismólogo

“Prometo, como Bacharel em Turismo, dedicar-me à pesquisa e ao desenvolvimento sustentável do Turismo, empenhar-me pelo engrandecimento do fenômeno turístico, no Brasil e no Mundo; preservar o Turismo como instrumento de paz, bem estar e entendimento entre os povos, respeitando os princípios éticos da profissão e as leis do país”.

Fonte: ABBTUR

0 comentários:

Postar um comentário