Europa: França - Paris

Turistas e o Dilema do Louvre

image

O Musée du Louvre no Palácio do Louvre, localizado no centro de Paris entre o rio Sena e a Rue de Rivoli é um dos mais famosos e importantes museus do mundo, é lá onde estão a Mona Lisa, a Venus de Milo, uma vasta coleção de artefatos egípcios (minha coleção favorita!) e numerosas obras de grandes artistas.

O acervo do Museu do Louvre possui mais de 380 mil itens e mantém como exibição permanente mais de 35 mil obras de arte, distribuídas em oito departamentos. Sua coleção de pinturas é a segunda maior do mundo, com 12 mil peças, sendo que 6 mil destas estão em exibição permanente.

image

Sempre ouço o mesmo de conhecidos que vão à Paris e comentam que queriam muito conhecer o Museu, porém só conseguiram dar “uma passadinha”.  Esse pequeno problema assombra os turistas que vão ao Louvre, o Museu é gigantesco (Oba!) e conta com uma coleção extensa e maravilhosa (Oba!²), MAS com isso, todos querem tirar o máximo de proveito da visita e isto gera conflitos entre os turista na visita.

O que acaba acontecendo é o turista optar por duas saídas:

Opção Turista Rato de Museu (ta, admito que me encaixo nessa classificação)

O turista planeja sua visita desde a saída de casa ou meses antes, para percorrer lentamente e visitar cada coleção calmamente. Lógico que essa opção pode exigir dias ou semanas dependendo da temporada em que for realizada a visita.

Opção Turista Objetivo

Foi para Paris mas não quer deixar de visitar o Louvre, afinal, É O LOUVRE! Mas o tempo infelizmente é pouco,  existe mais 10 mil pessoas na sua frente e precisa conhecer mais de Paris. Portanto, escolhe as coleções de maior interesse para que possa curtir a sua visita, mesmo esta sendo curta.

Devo salientar que a visita ao Louvre é imperdível! Se o seu interesse é arte, faça a melhor escolha pra você e passe o tempo que precisar, com certeza não vai se arrepender :D

Particularmente falando, sou rata de museu assumida, posso passar horas ou talvez dias dentro de um museu, só me deixem uma garrafinha de água e tudo bem!

 

E você? Que opção escolheria?

image

1 comentários:

Rodrigo disse...

Tenho interesse desde pequeno em conhecer os bustos e estátuas de mitologia grega (como a Vênus de Milo, Elmos e Vasos contando as lendas). Creio que serei um turista objetivo!

Abraço!

Postar um comentário