Turismo & Museus

Caramba, tchê! Quanto tempo que não posto nesse blog! Coitadinho, só me lembro de atualizar o outro e esse aqui ficou esquecido... Muy Bien, hoje estava aqui de bobeira, tomando um chima e fui tomada por uma vontade incontrolável de vir aqui e postar algo sobre museus e o turismo. Sim, quem me conhece sabe o quanto adoro museu e como toda boa rata, sou facilmente encontrada vagando dentro de um.

A relação museus e turismo vem atraindo muitas pessoas que buscam não somente o lazer, mas também conhecer a história do local. Os museus são elementos que ajudam nessa busca por conhecimento e também na valorização da localidade, fortalecendo o orgulho histórico-cultural por parte dos turistas e comunidade local. Utilizar estes espaços para uma atividade cultural, que possa atrair a população, os turistas e ao mesmo tempo ofereça um retorno financeiro para a própria manutenção do local, é uma boa opção para que este patrimônio não acabe se degradando e ao mesmo tempo ajude no desenvolvimento do turismo na região.

O Patrimônio Cultural de uma localidade envolve bens materiais (como museus e obras de artes) e imateriais (como folclore e crenças), demonstrando grande potencial de desenvolvimento turístico. O que muitas vezes acontece, é a perda desse patrimônio por falta de conservação e apoio governamental ou até mesmo por falta de cuidado de seus residentes. Uma alternativa para que isso não mais ocorra é utilizar o turismo para captar recursos para a preservação desses locais, utilizando-os como espaços para eventos culturais, onde atraia a população local e os turistas e juntamente traga um retorno financeiro para a manutenção do espaço em questão.

Grandes cidades turísticas como Nova York e Paris recebem diariamente um grande número de visitantes que chegam de todas as partes do mundo todos os dias. Dentre os vários atrativos oferecidos por essas cidades os museus são elementos a serem notados. Na França, todos os turistas que percorrem a capital do país sempre passam pelo Louvre, um dos mais importantes museus do mundo. Hoje em dia os grandes museus do mundo, contam com exposições temporárias, que são renovadas de tempos em tempos, uma equipe treinada e diferenciada para poder atender diferentes públicos e faixa etária, promoções para dias comemorativos, curadoria entre outros. Logo, percebe-se que os museus por si próprios formam um pólo de atração dentro do turismo.

 mac louvre20at20dusk

Trazendo a questão para o Brasil, os nossos museus possuem um grande potencial, o Museu de São Paulo, o MASP, é considerado o mais importante museu do país e da América Latina, por possuir um acervo incrível, o Museu da Inconfidência em Ouro Preto, e atualmente a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, que possui uma infra-estrutura diferenciada, e vem atraindo turistas de outros países, sendo que a capital gaúcha conta com mais de 40 museus, sendo estes de artes, históricos e ciências. O Brasil possui uma vasta gama de Museus, uma visita a qualquer um desses locais, possui um enorme valor, pois a pessoa poderá, além de ver obras de arte, ver o valor da arquitetura do prédio do museu que é uma atração a parte, sendo que na grande maioria foram construídos no início do século XX. Outra característica importante que deve ser citada é o tratamento paisagístico, muitos museus possuem roteiros próprios somente para que os visitantes conheçam os seus jardins juntamente com seus atrativos culturais.

Muitas vezes alguns museus podem indicar alternativas econômicas viáveis para que desenvolva mais empregos e atividades no setor de serviços, relacionados ao turismo. A fundação Museu de Homem Americano, em São Raimundo Nonato – PI é um bom exemplo. É uma instituição que une pesquisa arqueológica com museu de sítio, museu ao ar livre e produção de peças artesanais de cerâmica, com motivos que reproduzem a arte rupestre. Objetiva-se a colocar a disposição do público o conhecimento sobre os mais de 400 sítios arqueológicos da área, sendo permitida a  visita aos locais com pinturas rupestres, localizadas no Parque Nacional da Serra da Capivara. Esse Projeto também foi aceito como um pólo de atração turística, que visa não só a divulgação do patrimônio arqueológico do local, mas também desenvolver a economia auto-sustentável, em uma região onde são poucas as possibilidades de trabalho.

santander1  584px-Margs_fachada_principal

Santander Cultural e MARGS no RS.

Percebe-se que a relação entre museus e turismo vem se desenvolvendo cada vez mais, e representa segmento de mercado a ser trabalhado. Nesse sentido, alguns investimentos são necessários por parte dos museus das comunidades envolvidas e dos setores ligados ao turismo. Mesmo diante das dificuldades assinaladas, nota-se a importância de ressaltar o potencial turístico dos museus em questão e como o turismo pode ajudar nesse desenvolvimento.

1 comentários:

Rodrigo disse...

Carol,

Realmente não temos como discernir o Turismo com os museus. O problema é a manutenção e (falta de) marketing, que não atrai a todos para a visitação.

Mas "somos jovens ainda!" (Jovens ainda, jovens ainda!) e temos muito o que fazer para promover o turismo. E com uma ótima oportunidade que será a Copa do Mundo.

O primeiro passo foi dado. A reestrutuação do Museu Joaquim Felizardo, que é bem legal, será ampliado. Uma ótima notícia!!

E temos 63 museus em Porto Alegre (atualizado :D). Ainda pretendo visitar um por um para dar meus pitacos e incentivar a visitas deles!

Abraço guria! Volte a postar neste aqui também!

Postar um comentário